PROJETO COMENIUS 2013-2015

logo

 

Home(less) in Europe?

 

 MALA CULTURAL DA LITUÂNIA

DSC00790  DSC00791 
 DSC00792  DSC00793
 DSC00794  DSC00799
 DSC00800  DSC00801
 DSC00802  DSC00803

 MALA CULTURAL DA TURQUIA

IMG 2441 IMG 2442
IMG 2443 IMG 2444
IMG 2445 IMG 2446

MALA CULTURAL DA REPÚBLICA CHECA - fevereiro e março 2015

DSC00745 DSC00746
DSC00747  DSC00748
 DSC00749  DSC00750
 DSC00751  DSC00752
 DSC00753  DSC00754
 DSC00755  DSC00756
 DSC00757  DSC00758

 MALA CULTURAL DA ALEMANHA - dezembro 2014

DSC00698 DSC00699
DSC00700  DSC00701
 DSC00702  DSC00703

 I Encontro COMENIUS – Quarteira, Portugal

grupoO Agrupamento Dra. Laura Ayres iniciou, em 2013, a sua participação no Projeto “Home(less) in Europe?“ com seis outras escolas oriundas da Alemanha (escola coordenadora) Gymnasium Syke, da Finlândia, Munkkiniemen Yhteiskoulu, da República Checa Střední pedagogická škola a Střední zdravotnická škola svaté Anežky České, da Polónia, Zespół Szkół nr 1 w Brodnicy, da Lituânia Telšių Vincento Borisevičiaus gimnazija e da Turquia, Serik Anadolu Imam Hatip Lisesi.

O primeiro encontro aconteceu na nossa escola, entre 28 e 31 de outubro de 2013, durante o qual ficaram definidas as atividades a realizar no triénio 2013/ 2015. Planificou-se a produção de um calendário conjunto para 2014, um “Jogo da Memória” com trabalhos realizados por alunos das várias escolas subordinado ao tema “O meu País natal” e um conjunto de atividades a apresentar no encontro seguinte, a realizar na Finlândia, em março de 2014…

… agora, mãos à obra!


 II Encontro COMENIUS – Helsínquia, Finlândia

Munkkiniemi

O 2º Encontro do Projeto Comenius teve lugar em Helsínquia, Finlândia, mais exatamente na escola parceira Munkkiniemen Yhteiskoulu, de 30 de março a 4 de abril de 2014. Contou com a participação de 4 alunos de turmas do 9º ano, cujos desenhos haviam sido escolhidos para figurar no calendário: Elena Vieru, Mariana Cunha, Micaela Guerreiro e Nuno Barros; 4 professores do Projeto - Lurdes Seidenstricker, Suzinda Neves, Hugo Mártires e Carlos Simões e a Diretora do Agrupamento, Conceição Bernardes. calendario2
welcome auditorio Participaram alunos e professores dos 7 países/escolas parceiras, num total de cerca de 90 elementos. Os alunos ficaram alojados em famílias com filhos da mesma idade, com quem iam para a escola e para as aulas. Às 7:50h, estavam todos nas salas, o Diretor falava, havia um momento musical e, só depois, começava a aula. Assistiam às primeiras aulas e, mais tarde, juntavam-se ao grupo de trabalho, no auditório, onde podiam também conviver e trocar experiências com os outros alunos do intercâmbio, além de mostrarem os trabalhos realizados até ao momento, em cada país. Os professores ficaram todos alojados num pequeno hotel na cidade e iam para a escola de elétrico, um trajeto que durava cerca de 30 minutos. Falar num transporte público é considerado “perturbador”!

escola na Finlandia

trabalhos

Os trabalhos decorreram sempre na escola, bem como o almoço. A escola é moderna, muito bem organizada, as salas são da disciplina e os alunos têm, cada um, o seu armário para guardar os pertences. As turmas são pequenas, a oferta é muito variada – as aulas de cozinha para os 7º e 8º anos têm muito sucesso – e o horário não se estende para lá das 15:00h.

Todos os professores têm uma chave que lhes permite entrar na escola quando quiserem – mesmo ao fim de semana! – e abrir todas as portas. Na sala de professores, cada um tem o seu espaço de trabalho, com secretária, computador e material de escrita e há uma sala contígua com armários, cozinha, sofás, mesas, para poderem conversar, conviver, fazer um lanche, tomar um chá ou um café, que a escola põe à disposição. Todos os alunos almoçam na escola e à tarde lancham, e não pagam. A comida é muito variada, saudável e bem confecionada. Só havia um pequeno “probleminha” – o almoço era às 11 horas, o que para nós, com a diferença horária, correspondia às 9 horas, ou seja, um segundo pequeno-almoço!!!

Todos os dias, depois dos trabalhos na escola, tivemos um programa cultural variado, desde visitar a cidade em forma de rally, em grupos misturados de 6 elementos, aos museus, ao passeio pela floresta, entre outros. Às 17 horas, regressávamos à escola, os alunos iam para as suas famílias de acolhimento, os professores continuavam na escola e só regressavam ao hotel depois do jantar, ou seja, tarde, quando já tudo estava fechado! peddy paper
           IMG 0145                  
O jantar cultural em forma de buffet foi muito interessante – contou com a presença dos alunos, professores e pais envolvidos, houve entrega de prendas à escola de acolhimento e discursos de agradecimento, num convívio que também foi de “sabores”!          
A língua finlandesa é um mistério, mesmo para quem fala várias línguas. Mas há, pelo menos, uma palavra de agradecimento que retivemos e queremos dizer aos colegas do projeto na Finlândia - Irina, Tiina e Yukka: Kiitos! IMG 2157

III Encontro COMENIUS – Odry, República Checa

IMG 2128 

O 3º Encontro do projeto COMENIUS teve lugar em Odry, na República Checa, na escola parceira Střední pedagogická škola a Střední zdravotnická škola svaté Anežky České, de 20 a 24 de outubro de 2014.

Participaram 4 alunos do 12.º D que realizaram os trabalhos para a apresentação na escola, nas duas línguas, inglês e alemão: Lorraine Silva, Raquel Soeiro, David Silva e Paulo Madeira; 3 professores: Lurdes Seidenstricker, Suzinda Neves e Pedro Félix e a Diretora do Agrupamento, Conceição Bernardes.

A Escola de Santa Inês da Boémia é uma escola católica, de ensino secundário e profissional, com cerca de 250 alunos, 100 dos quais em regime de internato, por viverem afastados, mas que, no fim-de-semana, vão a casa. Alguns professores também ficam na escola. Neste encontro, os alunos e, pelo menos um professor por país, ficaram alojados na escola; os restantes professores, num hotel perto.

Estavam apenas na escola os alunos checos envolvidos no projeto, os restantes encontravam-se em visita de estudo, pelo que, desta forma, foi possível alojar tanta gente. Os alunos ficaram em quartos com alunos de outras nacionalidades e, rapidamente, se conheceram e fizeram amizades. Uma escola muito acolhedora, quase uma continuação da casa de cada um, organizada e bem equipada. Todos os dias havia uma saída cultural, programa muito variado e de interesse, regressávamos todos juntos à escola, onde fazíamos as refeições.IMG 1593Os alunos puderam trabalhar o tema com duas professoras de dança e teatro; encenaram, em conjunto, uma curta peça de teatro, em mímica, intitulada “Despedida do meu país natal” enquanto os professores trabalhavam noutra sala.

IMG 1600 IMG 1601
IMG 1666

 O jantar multicultural foi bastante divertido e contou com a participação de alunos, professores e encarregados de educação!

IMG 1640 IMG 2129

Terminados os trabalhos na escola de Odry, pudemos passar dois dias em Praga, sempre juntos, com um programa muito cheio e interessante!

Foram dias muito intensivos, de convívio e aprendizagem, inesquecíveis para todos, em particular para os alunos que vieram mais enriquecidos e que aqui deixam o seu testemunho:

IMG 1474

  • Foi uma experiência muito enriquecedora que permitiu não só o alargamento dos meus conhecimentos, mas também a evolução da minha capacidade para falar alemão e inglês. Claramente, o melhor foi conhecer todas aquelas pessoas que integram o projeto, algumas delas inesquecíveis e de quem sinto a falta. Fomos sempre muito bem tratados e nada nos faltou. Tenho a certeza que quero voltar a Praga. Agradeço à escola esta oportunidade. Lembrar-me-ei desta viagem para sempre! (Paulo)
  • Eu achei esta experiência muito didática, fantástica, uma ótima oportunidade de conhecer outro país e conviver com pessoas de diversos países. Amei ter participado no encontro Comenius e agradeço muito pela oportunidade que me deram. (Lorraine)
  • Uma semana maravilhosa recheada de muita aprendizagem e pessoas fantásticas. Uma experiência única e inesquecível, criamos laços e fizemos amizades duradouras. Fizemos um bom trabalho e representámos bem a ESLA, mostrando que “Labor Omnia Vincit”.
    No meu coração tenho um lugar guardado para cada país e para cada novo amigo que fiz.
    (Raquel)
  • Gostei muito da experiência, porque para além de ter conhecido e convivido com pessoas de sete países, com as suas culturas e tradições, novas para mim, fiz amizades que creio que sejam para toda a vida. (David)

Às colegas de Odry – Pavla, Lenka e Lenka Duliková– deixamos o nosso sincero “Dekuji”

 comenius

 

--> Visita preparatória - Syke - Alemanha (Ver aqui)
-->  Comenius Project 2013-2015:

comenius 2013 2015

Comenius Portugal meeting Farewell (YOUTUBE)

-->  Mala Cultural da Polónia:
A mala cultural da Polónia já chegou no passado mês de março! Depois de alguns dias de viagem, trouxe-nos um pouco da História e da cultura do seu país. O conteúdo encontra-se exposto numa das vitrines que fazem parte do "Cantinho Comenius", situado no 1º andar do Bloco C, mesmo à entrada da Biblioteca.
Até ao final deste mês, podem vir ver a exposição e "viajar" pela Polónia!
A mala seguirá, depois, para a Lituânia e, dentro em breve, receberemos a mala da Turquia!
mala cultural polonia
-->  Mala Cultural de Portugal:
A mala cultural de Portugal viajou, no passado dia 29 de março, para a Finlândia acompanhando o grupo de professores e alunos que se deslocou a Helsínquia para participar no segundo encontro de projeto.
De lá, a nossa mala seguirá para a Lituânia, onde será alvo da primeira exposição.
mala portuguesa


Realizou-se, no dia 20 de fevereiro de 2015, no Agrupamento de Escolas Poeta António Aleixo, em Portimão, o 6º Campeonato de Jogos Matemáticos - Al-Andaluz - em que participaram alguns alunos do nosso agrupamento:
--> Classificações   pdf
DSCF1007 DSCF1013
DSCF1015 IMG 5271
IMG 5272 IMG 5273
IMG 5274

Please publish modules in offcanvas position.