Mais informações sobre os exames (AQUI)
Mais informações sobre os exames (AQUI)
(Computador + Hotspot + cartão Sim + Auscultadores + Mochila)
|
||
O Programa Integrado de Educação e Formação (PIEF), a funcionar no Agrupamento de Escolas Dr.ª Laura Ayres, em Quarteira, promove a inclusão social de menores com idades compreendidas entre os 15 e os 18 anos, mediante a criação de respostas integradas. O seu objetivo é prevenir e combater o abandono/insucesso escolar, favorecendo o cumprimento da escolaridade obrigatória e a certificação escolar /profissional de jovens que se encontram em risco de comprometer o seu adequado desenvolvimento como cidadãos ativos e dinâmicos. É ainda de salientar que a maior parte destes jovens são oriundos de um meio social desfavorecido.
No âmbito do trabalho desenvolvido e dadas as caraterísticas específicas destes alunos, mais uma vez, o MAR Shopping Algarve, no âmbito do projecto “Nós não somos Artistas”, concedeu a oportunidade aos jovens das turmas PIEF (Programa Integrado de Educação e Formação), aos jovens do CAA (Centro de Apoio à Aprendizagem) e aos jovens dos Cursos Profissionais de Técnico de Apoio Psicossocial e Técnico de Ação Educativa, de expor os seus trabalhos realizados ao longo do ano lectivo de 2021/2022.
O projeto tem uma iniciativa ecológica que visa combinar o espírito da reciclagem com a transformação artística, tendo como objetivo dar uma segunda vida útil aos objetos, transformando-os numa peça de arte ou simplesmente tornando-os num mero objeto decorativo.
Visa não apenas agradar a todos, mas servir para transplantar a imaginação e provocar pensamentos que conduzam à reflexão individual de cada observador. Vivemos de forma tão erradamente humana, que as falhas do processo artístico cresceram num mundo caótico de emoções, de cor e pensamentos traduzidos por traços e cores.
A exposição “Nós não somos Artistas”, irá decorrer, de 5 a 21 de Julho de 2022 e consiste na apresentação de 50 peças de arte.
__________________________________________________________________________________________________________________
Os autores destas duas peças, inspiraram-se no Dino d'Santiago, que também frequentou o Agrupamento de Escolas Dra. Laura Ayres em Quarteira.
Em visita à escola, o Dino D'Santiago elogiou o trabalho dos alunos das turmas: PIEF (Programa Integrado de Educação e Formação, CAA (Centro de Apoio à Aprendizagem) e dos Cursos Profissionais de Técnico de Apoio Psicossocial e Técnico de Ação Educativa. Deixou-se fotografar junto aos trabalhos que inspirou e já reservou os mesmos dado que pretende adquiri-los.
As peças também vão estar em exposição no MAR Shopping Algarve.
O projeto INTERACT, é um projeto de voluntariado, apoiado pelos Rotários (AIRC- Almancil International Rotary Club), tem sede na ESLA e já vai no seu 9º ano de funcionamento. É presidido por um aluno e tem a professora Lurdes Seidenstricker, como Conselheira (Interact Club Advisor). Devido à pandemia, muitas foram as atividades que tiveram de ser adiadas mas que este ano, felizmente, puderam ser levadas a cabo. São exemplo disso a recolha e doação de tampas (com os pontos de recolha espalhados pela escola, a ser melhorados este ano); recolha de 250 kg de ração animal em 3 lojas (Tibi, Intermarché e Jaffers), que foram doados ao Canil de São Francisco de Assis, com o qual já têm colaborado em anos anteriores; celebração do dia de São Valentim, com venda de rosas, em colaboração com a Associação de Estudantes, tendo comprado alimentos com o dinheiro angariado, que entregaram ao projeto SOS Fome. Os membros do clube puderam voltar a fazer formação, participar em Congressos e encontros de clubes e colaboraram com os Rotários em atividades de solidariedade para ajudar pessoas necessitadas, como o Torneio de Golfe. Pelo empenho, participação e exemplo em iniciativas de benefício social, comunitário, de expressão de solidariedade na escola e na comunidade, foram propostos 10 alunos deste grupo para o prémio de valor.
Aqui vai a lista dos alunos propostos para quadro de valor que participaram ativamente no INTERACT
12C
Alexandre Protean
Ruben Pinto
Rafael Lobo
12E
Ivan Bazhan - atual Presidente
Barbara Raposo
Teresa Guerreiro
12F
Mariana Batalha
Norraylanne Breusin
12H1
Carina Botinas
Nas aulas do 4º ano, ao discutir o problema “Porquê fazer o bem?”, adaptamos algumas das atividades propostas no livro “A Máquina dos Ses” de Peter Worley.
Começamos por analisar a experiência mental, proposta por Platão na “República”, “O anel de Giges”:
Imagina que encontras um anel que tem o poder de te tornar invisível. Com ele podias fazer o que quisesses e não serias apanhado nem castigado. O que farias se tivesses esse anel?
As respostas a esta questão foram entregues fechadas e de modo anónimo. Depois de misturadas foram registadas no quadro pelos alunos.
Neste contexto, analisamos e debatemos as opiniões dos alunos acerca das seguintes questões:
- O que deverias fazer com o anel da invisibilidade?
- Se soubesses que não ias ser apanhado, não seria errado fazer coisas más? Podias fazer o que te apetecesse?
A atividade final sobre este tema foi a seguinte:
Imagina que és um super-herói. Como seria o teu disfarce?
Que tipo de super-herói serias?
Que poderes terias?
Como poderiam ser usados esses poderes?
Como deveriam ser usados esses poderes?
Seguem-se alguns dos trabalhos realizados pelos alunos de diferentes turmas do 4º ano.
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
Esta proposta de trabalho foi realizada com as turmas do 9º B, C, E, F e G, na disciplina de Educação Visual tendo tido como tema a Identidade Visual.
Os alunos tiveram de escolher uma marca e retratá-la graficamente num outro suporte, respeitando as cores, lettering e grafismo original.
Foram diversas as etapas que tiveram que percorrer: desde os primeiros esboços, estudos de cor/forma e composição gráfica.
De seguida distribuíram os elementos, tendo em conta a melhor maneira para proporcionar um equilíbrio com mais ou menos movimento, não esquecendo a importância dos espaços vazios ou brancos que proporcionam o arejamento dos produtos gráficos, pois são os “silêncios” que destacam os restantes elementos.
Por fim, e para chegar ao produto final, concluíram o trabalho, executando maquetas finais que estiveram em exposição na sala de Educação Visual.
Miguel Taxa
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
“Muros com vida” é uma atividade inserida no Projeto Eco-Escolas, que visa alertar e mobilizar toda a comunidade para a prevenção e inversão do processo de degradação dos ecossistemas, com repercussões nas alterações climáticas e na extinção de várias espécies.
A Escola Básica de Quarteira do 1.º ciclo abraçou o desafio com o propósito de promover um novo olhar sobre o seu recinto escolar, centrado na arte, sublinhando a importância da preservação/recuperação do ecossistema terrestre. Escolheu a Floresta e representou alguns animais e plantas da nossa região tais como o Bufo Real, a Bela dama, o Verdilhão, os Cogumelos, Marias, Hortênsias e Borboletas.
O resultado é fantástico e ficará à vista de toda a comunidade escolar. Sendo fruto de muito empenho e dedicação, deve ser enaltecido o trabalho da Coordenadora de Estabelecimento, Professora Dina Contreiras, das assistentes técnicas e operacionais Inês Sousa e Ana Maria Siva (inserindo esta atividade na Componente de Apoio à Família), da Professora Marta Melo (3.º D) e Professoras Vanessa Matias e Susana Mendes que pertencem às Atividades de Enriquecimento Curricular. Um agradecimento muito especial à Professora Vanda Vale que esteve desde o primeiro momento disponível para trabalhar a expressão artística, explorando o potencial criativo dos alunos e proporcionar novos espaços de partilha e convívio no nosso agrupamento nas diversas atividades ligadas a este Projeto.
Professora Sónia Pires