No final do ano letivo, e com apenas um ano de língua, os alunos de 12º de Alemão, disciplina de opção fizeram apresentações orais a partir dum trabalho projeto intitulado "Eine Stadt im DACH" (Uma cidade num país de língua alemã), abordando aspetos culturais, gastronómicos, desportivos ou até metereológicos duma cidade à sua escolha. 
Foi uma atividade interdisciplinar de Alemão e Cidadania, no âmbito das temáticas Interculturalidade (Cidadania) e Landeskunde (Alemão). Os trabalhos podem ser consultados neste padlet. Viel Spaß!
 padlet

Vídeos de divulgação da disciplina de CineCiência. É o mesmo vídeo, mas com texto em português, inglês, russo e ucraniano.

Português Inglês
1 cineciencia 2 cineciencia
Russo Ucraniano
3 cineciencia 4 cineciencia

 

image 6483441  
À semelhança dos anos anteriores, foi atribuído o prémio de melhor aluno de alemão. O prémio para atribuição é enviado pelo Goethe Institut de Lisboa, no âmbito do projeto PEPA, rede de escolas piloto de alemão, da qual o nosso Agrupamento faz parte.
Desta vez o aluno contemplado foi o João Salvador Lopez, da turma A do 8° ano. 
Gratuliere, lieber João! Mach weiter! 

 

 

PRÉ-INSCRIÇÃO - Cursos Profissionais (2022/2023) - AQUI

PRÉ-INSCRIÇÃO - Cursos de Educação e Formação (2022/2023) - AQUI (link atualizado)

ESLA cartaz 2022 23

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________

video4
video4
video4                                                              
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Ao longo do ano letivo, no âmbito da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, o 11º C realizou dois grandes projetos em prol da comunidade. O “11º C Solidário” consistiu na angariação de roupa, livros e brinquedos na ESLA para oferecer às famílias carenciadas beneficiárias do Centro Paroquial de Quarteira. Simultaneamente, a turma elaborou flores em papel crepe e origamis em forma de coração para oferecer aos idosos, que recebem apoio da instituição, e aos utentes da Fundação António Aleixo, no sentido de aquecerem o Natal destas pessoas um pouco abandonadas devido à pandemia. Também os funcionários da ESLA foram presenteados com uma flor como símbolo de gratidão. Colaborou ainda na campanha nacional do Banco Alimentar, nos dias 28 e 29 de maio, nos hipermercados Lidl e Continente e, no último dia de aulas, a turma conviveu com os utentes mais idosos da Fundação António Aleixo, partilhando e adquirindo novos conhecimentos.

Já no projeto “11ºC e o Ambiente”, os alunos promoveram a política dos “3 R’s – Reduzir, Reciclar e Reutilizar” com a angariação bens usados para oferta ao Centro Paroquial de Quarteira; colaboraram com as empresas Inframoura, na limpeza da Alameda da Praia da Marina, em Vilamoura, e com a Agência Portuguesa do Ambiente, na remoção de plantas invasoras, na Praia do Forte Novo. Para concluírem este projeto, os alunos visitaram o Oceanário de Lisboa, onde, após assistirem a uma palestra de 45 minutos sobre o meio ambiente, visualizaram algumas espécies marinhas em vias de extinção.

O 11º C agradece a colaboração de todos os colegas, funcionários e professores que, de alguma forma, permitiram a concretização e o sucesso dos dois projetos.

Ser voluntário é ser mais feliz!

7 8 9
10 11 13

12

 

Os alunos das turmas E, do 11º ano e das turmas E e F, do 12º ano, elaboraram, ao longo do 3º período, cartazes relativos aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, no âmbito dos domínios do Desenvolvimento sustentável e Educação ambiental. Todos os alunos se empenharam, de forma proficiente, na elaboração criativa dos cartazes e na produção de um vídeo, realizado pela aluna Joana Coelho, do 12º F. Neste vídeo, foram também, magistralmente, integrados os cartazes dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável elaborados pelas turmas E, do 11ºano e E, do 12º ano, com implicações positivas na consolidação de competências transversais, na compreensão da relação dos conteúdos dos diferentes domínios e na capacidade de relacionar conhecimentos de diferentes disciplinas, assim como no envolvimento dos alunos na realização das atividades propostas, estimulando a reflexão, a cooperação e a interajuda entre os pares.  O envolvimento dos professores das diferentes turmas, em particular, das professoras Rosa Fernandes, Sofia Clemente, Ademilde Trindade e Inês Aguiar, foi indelevelmente positivo.

Deixe-se surpreender e veja o vídeo…
video

Os alunos das turmas de MACS do 11º ano foram desafiados a participar num concurso fotográfico, no âmbito da Unidade Curricular Projeto Educacional II do Mestrado em Ensino da Matemática, da Universidade de Coimbra.

Assim, cada equipa (ou concorrente) submeteu uma fotografia de autoria própria que representa uma situação impossível de acontecer sem recorrer a técnicas de perspetiva.

O júri apreciou todas as fotografias recebidas e selecionou as vencedoras. Das 10 fotografias selecionadas, a nível nacional, duas são do 11º A1 e uma do 11º F. 

Parabéns a todos os participantes!

1  2  3
   Vencedors do Concurso de Fotografias 001

 

"Palavras com História" - Histórias (Con) Vida convidou a Presidente da Associação de Estudantes, Mariana Batalha, para falar sobre "Os Jovens na Política".
O tema é polémico, mas urge apelar à motivação dos jovens para a política, já que ela "comanda" os nossos destinos.
Foi isso que a Mariana fez, com uma atitude descontraída, mas responsável, conseguiu motivar a participação dos alunos e professores.
Obrigada Mariana.
PHOTO 2022 05 25 19 52 08 PHOTO 2022 05 25 19 52 08 1
PHOTO 2022 05 27 10 01 49

Please publish modules in offcanvas position.