PROJETO COMENIUS 2013-2015
Home(less) in Europe?
MALA CULTURAL DA LITUÂNIA
|
|
|
|
|
|
|
|
MALA CULTURAL DA TURQUIA
MALA CULTURAL DA REPÚBLICA CHECA - fevereiro e março 2015
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
MALA CULTURAL DA ALEMANHA - dezembro 2014
|
|
|
|
I Encontro COMENIUS – Quarteira, Portugal
O Agrupamento Dra. Laura Ayres iniciou, em 2013, a sua participação no Projeto “Home(less) in Europe?“ com seis outras escolas oriundas da Alemanha (escola coordenadora) Gymnasium Syke, da Finlândia, Munkkiniemen Yhteiskoulu, da República Checa Střední pedagogická škola a Střední zdravotnická škola svaté Anežky České, da Polónia, Zespół Szkół nr 1 w Brodnicy, da Lituânia Telšių Vincento Borisevičiaus gimnazija e da Turquia, Serik Anadolu Imam Hatip Lisesi.
O primeiro encontro aconteceu na nossa escola, entre 28 e 31 de outubro de 2013, durante o qual ficaram definidas as atividades a realizar no triénio 2013/ 2015. Planificou-se a produção de um calendário conjunto para 2014, um “Jogo da Memória” com trabalhos realizados por alunos das várias escolas subordinado ao tema “O meu País natal” e um conjunto de atividades a apresentar no encontro seguinte, a realizar na Finlândia, em março de 2014…
… agora, mãos à obra!
II Encontro COMENIUS – Helsínquia, Finlândia
III Encontro COMENIUS – Odry, República Checa
O 3º Encontro do projeto COMENIUS teve lugar em Odry, na República Checa, na escola parceira Střední pedagogická škola a Střední zdravotnická škola svaté Anežky České, de 20 a 24 de outubro de 2014.
Participaram 4 alunos do 12.º D que realizaram os trabalhos para a apresentação na escola, nas duas línguas, inglês e alemão: Lorraine Silva, Raquel Soeiro, David Silva e Paulo Madeira; 3 professores: Lurdes Seidenstricker, Suzinda Neves e Pedro Félix e a Diretora do Agrupamento, Conceição Bernardes.
A Escola de Santa Inês da Boémia é uma escola católica, de ensino secundário e profissional, com cerca de 250 alunos, 100 dos quais em regime de internato, por viverem afastados, mas que, no fim-de-semana, vão a casa. Alguns professores também ficam na escola. Neste encontro, os alunos e, pelo menos um professor por país, ficaram alojados na escola; os restantes professores, num hotel perto.
Estavam apenas na escola os alunos checos envolvidos no projeto, os restantes encontravam-se em visita de estudo, pelo que, desta forma, foi possível alojar tanta gente. Os alunos ficaram em quartos com alunos de outras nacionalidades e, rapidamente, se conheceram e fizeram amizades. Uma escola muito acolhedora, quase uma continuação da casa de cada um, organizada e bem equipada. Todos os dias havia uma saída cultural, programa muito variado e de interesse, regressávamos todos juntos à escola, onde fazíamos as refeições.Os alunos puderam trabalhar o tema com duas professoras de dança e teatro; encenaram, em conjunto, uma curta peça de teatro, em mímica, intitulada “Despedida do meu país natal” enquanto os professores trabalhavam noutra sala.
O jantar multicultural foi bastante divertido e contou com a participação de alunos, professores e encarregados de educação!
Terminados os trabalhos na escola de Odry, pudemos passar dois dias em Praga, sempre juntos, com um programa muito cheio e interessante!
Foram dias muito intensivos, de convívio e aprendizagem, inesquecíveis para todos, em particular para os alunos que vieram mais enriquecidos e que aqui deixam o seu testemunho:
- Foi uma experiência muito enriquecedora que permitiu não só o alargamento dos meus conhecimentos, mas também a evolução da minha capacidade para falar alemão e inglês. Claramente, o melhor foi conhecer todas aquelas pessoas que integram o projeto, algumas delas inesquecíveis e de quem sinto a falta. Fomos sempre muito bem tratados e nada nos faltou. Tenho a certeza que quero voltar a Praga. Agradeço à escola esta oportunidade. Lembrar-me-ei desta viagem para sempre! (Paulo)
- Eu achei esta experiência muito didática, fantástica, uma ótima oportunidade de conhecer outro país e conviver com pessoas de diversos países. Amei ter participado no encontro Comenius e agradeço muito pela oportunidade que me deram. (Lorraine)
- Uma semana maravilhosa recheada de muita aprendizagem e pessoas fantásticas. Uma experiência única e inesquecível, criamos laços e fizemos amizades duradouras. Fizemos um bom trabalho e representámos bem a ESLA, mostrando que “Labor Omnia Vincit”.
No meu coração tenho um lugar guardado para cada país e para cada novo amigo que fiz. (Raquel) - Gostei muito da experiência, porque para além de ter conhecido e convivido com pessoas de sete países, com as suas culturas e tradições, novas para mim, fiz amizades que creio que sejam para toda a vida. (David)
Às colegas de Odry – Pavla, Lenka e Lenka Duliková– deixamos o nosso sincero “Dekuji”
--> Visita preparatória - Syke - Alemanha (Ver aqui)
--> Comenius Project 2013-2015:
--> Mala Cultural da Polónia:
A mala cultural da Polónia já chegou no passado mês de março! Depois de alguns dias de viagem, trouxe-nos um pouco da História e da cultura do seu país. O conteúdo encontra-se exposto numa das vitrines que fazem parte do "Cantinho Comenius", situado no 1º andar do Bloco C, mesmo à entrada da Biblioteca.
Até ao final deste mês, podem vir ver a exposição e "viajar" pela Polónia!
A mala seguirá, depois, para a Lituânia e, dentro em breve, receberemos a mala da Turquia!

--> Mala Cultural de Portugal:
A mala cultural de Portugal viajou, no passado dia 29 de março, para a Finlândia acompanhando o grupo de professores e alunos que se deslocou a Helsínquia para participar no segundo encontro de projeto.
De lá, a nossa mala seguirá para a Lituânia, onde será alvo da primeira exposição.
