Durante o mês de maio, o projeto de Filosofia para crianças, leva pelas Escolas Básicas do Agrupamento uma exposição de trabalhos realizados pelos alunos do 3º ano, no âmbito dos temas: Quem Sou Eu? (identidade e mudança) e Igualdade de Género. A exposição itinerante pode ser visitada, desde o dia 10 de maio, na Escola Básica da Abelheira e, para a semana, irá viajar até à Escola Básica da Fonte Santa, terminando a sua viagem, na última semana do mês, na Escola Básica de Quarteira.

Poderão ser vistas atividades finais que tiveram por base diferentes obras e histórias infantis: o "Camaleão Confuso", de Eric Carle (tradução de Hélder Rocha), "A Formiga Horripilante", de Liz Pichon, "Espelho" de Suzy Lee e "O Livro dos Porquinhos" de Anthony Browne.       

Com as atividades desenvolvidas e o tratamento destes e de outros temas, as professoras dinamizadoras do projeto de Filosofia para crianças, visam fortalecer, para além da paixão pela leitura, capacidades de análise, síntese e espírito crítico, potenciar a comunicação e as capacidades lógicas, argumentativas e criativas.

Os trabalhos realizados nas aulas têm sempre como ponto de partida a história infantil que suscita o diálogo promotor da autoconfiança e autoestima dos alunos. Assim como atitudes e comportamentos eticamente responsáveis e esclarecidos, tendo em conta o nível etário e a maturidade das crianças.

As dinamizadoras do projeto agradecem a participação e o empenho dos alunos e a infinita dedicação e colaboração dos colegas do 1º ciclo, nomeadamente os professores: Alexandra Marquilhas, José Faísco, Maria Catarina Rodrigues, Maria Genoveva Varela, Marta Melo e Patrocínia Fonseca, sem os quais nada podia ser feito. Não esquecendo quem, nas escolas, nos disponibilizam pacientemente os espaços e o seu tempo para a montagem da exposição. A todos, o nosso sincero, muito obrigado.

Redação: Maria Isabel Marçalo

Revisão: Cátia Cabrito

20220510 113112 20220510 113131 20220510 113208
20220510 113243 20220510 113340 20220510 113444
20220510 113511 20220510 113525 20220510 113533
20220510 113700 20220510 114129

 

 

Edição fotográfica: Cátia Cabrito

coz1.jpgNo âmbito do Projeto Eco-Escolas, os Professores do Curso Profissional de Cozinha e Pastelaria, Margarida Rodrigues e Ricardo Bernardo, foram convidados juntamente com um grupo de seis alunos, a criar ementas equilibradas, saudáveis, sustentáveis e saborosas, tendo como base a Dieta Mediterrânica. Os critérios deste desafio eram rigorosos, entre eles, estas ementas deveriam ser exequíveis em matéria de preço final, da disponibilidade local, do valor nutricional e da confeção em cantinas escolares.

As escolas E.B. 2, 3 de Quarteira e a Escola Secundária Dr.ª Laura Ayres concorreram às Eco-Ementas, sendo selecionadas para a fase em que deveriam colocar em prática as suas ementas, ao vivo, perante um júri exigente. Os nossos alunos, venceram as provas regionais na Escola de Hotelaria e Turismo de Setúbal em março e classificaram-se para as finais.

coz2.jpgA 28 de abril, decorreram as Provas Finais ao vivo na Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste – Caldas da Rainha, fazendo o nosso Agrupamento representar-se pelas duas escolas, mas desta vez a concurso no mesmo escalão – o Profissional (de maior dificuldade). A Escola Secundária Dr.ª Laura Ayres conquistou a 1.ª posição e a E.B. 2, 3 de Quarteira classificou-se na honrosa 3.ª posição, deixando para trás grandes equipas em prova, tais como a da Escola de Hotelaria e Turismo de Portimão; a da Escola Profissional Amar Terra Verde – Vila Verde; a da Escola Profissional de Odemira; a equipa da Escola Profissional de Desenvolvimento Rural de Abrantes; a da Escola Hotelaria e Turismo de Coimbra e a equipa da Escola Prof. Infante D. Henrique.

Parabéns às duas equipas de alunos que representaram as escolas do nosso Agrupamento bem como aos Professores que coordenaram e acompanharam todas as etapas destas atividades!

1. DGES

2. Pedido de Atribuição de Senha

____________________________________________________________________________________________________

No dia 5 de maio celebrou-se o Dia Internacional da Língua Portuguesa, reconhecimento internacional que, decerto, nos deixará orgulhosos 🥰

Para assinalar esta data importante, os alunos do 11L (Técnico de Turismo) criaram cartazes de homenagem à língua de Camões para, depois, serem expostos no átrio da Biblioteca da ESLA.
Criatividade, música e boa disposição foram uma constante durante o momento de criação protagonizado pelos grupos de trabalho, o que tornou esta atividade um sucesso ainda maior.
Os alunos estão de parabéns,  dado que se esmeraram e mergulharam de cabeça na proposta da professora.
Este dia foi proclamado pela 40.ª Conferência Geral da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), em novembro de 2019.
A língua portuguesa é a quarta mais falada no mundo como língua materna, a seguir ao mandarim, inglês e espanhol. É falada atualmente por mais de 260 milhões de pessoas nos cinco continentes, 3,7% da população mundial. Prevê-se que, em menos de 30 anos, possa alcançar cerca de 400 milhões de falantes.
20220505 134651 20220505 134702
20220505 134709 20220505 134725
20220505 134820 20220505 134851
IMG 20220505 WA0029 Screenshot 20220505 203310 Adobe Express

Incluído no projeto "Palavras com História" teve lugar, ontem, dia 4 de maio, a palestra "Histórias (Con) Vida" de Joel Duarte, um ex-aluno da professora Patrícia Jesus e fundador de um grupo de stand up comedy, que foi convidado a falar sobre Bullying na primeira pessoa.
O auditório encheu-se de boa disposição, pois o tema, denso, foi encarado pelo palestrante de uma forma humorística, já que o próprio encontrou refúgio no stand up comedy para ultrapassar as marcas que sofreu na pele.
A palestra terminou com "chave de ouro" em que professores e alunos participaram numa atividade desafiante de diálogos com "pergunta-pergunta".
IMG 0052  IMG 0053 
 IMG 0054  IMG 0055

Esta atividade, englobada no projeto "Palavras com História", visa a reciclagem de um eletrodoméstico em "Biblioteca" que oferece à comunidade escolar "Literatura fresca".
Todos são convidados à partilha de livros numa relação de leva-traz sem compromisso, a não ser o bom senso de levar um livro e trazer outro.
O projeto assinala também, de alguma forma, o Dia da Língua Portuguesa - 5 de maio.
IMG 0045 IMG 0046 IMG 0047
IMG 0048 IMG 0049 IMG 0050

 moura encantada

Os alunos do 5º,6º e 7º anos inseridos no projeto ALL INCLUDED estudaram e interpretaram “A Lenda da Moura Encantada de Salir". Este trabalho permitiu que os alunos estrangeiros contactassem com um pedaço de nós e da nossa identidade cultural e patrimonial. “As lendas são como o poeta popular António Aleixo diz serem as mentiras que trazem sempre à mistura, qualquer coisa de verdade. Todas elas retratam climas de encanto e magia, misturados com heroísmo e valentia. Isso faz-nos sentir bem, porque elas relatam histórias antigas de gente que em princípio nos deu o nome e por isso nos sentimos também heróis, centenas de anos depois.” Todos esses valores e imagética pictórica foram sendo cronologicamente transmitidos aos nossos alunos estrangeiros neste tipo de trabalho, aguçando-lhes o interesse e curiosidade não só pela língua como por uma cultura diferente, através do divertido “jogo” que é representar a identidade do país que os acolhe numa outra língua que não a sua. Parabéns aos alunos que tão entusiasticamente tentaram ultrapassar a barreira linguística, querendo sempre aprender mais e melhor a nossa Língua Portuguesa. Parabéns aos professores responsáveis que se uniram para ajudar/realizar este projeto tão desafiante e enriquecedor. Os Alunos intervenientes foram Nandini 6ºG (Narradora); Sofia 7ºH (Moura Encantada); Nicolas 7ºD ( Alcaide); Lea 6ºG ( Dom Gonçalo Peres); Michaela 5ºC (Dom Paio Peres);  Mayckhendson 7ºH (soldado 1) e Alexandre 8ºC (soldado 2), Os professores responsáveis: Lia Lamarão (EV), Carla Gonçalves (TIC), Diana Silva (PORT), Maria Lúcia Gomes (PQLNM), Maria Meira (ET), Almiro Lemos (HIST) Sónia Aleixo (MAT).                                                                           

 A Filosofia para Crianças aliada ao Cinema tende a desenvolver o pensamento crítico e filosófico da criança através dos filmes de animação e das curtas-metragens. As imagens, sons, cores e personagens levam os alunos a pensar de forma autónoma, incentivando à interrogação e à clarificação de conceitos. Neste sentido surge o programa de Filosofia com Cinema para Crianças.

As sessões decorreram durante o segundo período, nas seis turmas do 5ºano e foram dinamizadas pela educadora social do GAAF, Cátia Cabrito. No final do programa, as turmas e os respetivos diretores de turma foram desafiados a elaborarem um trabalho coletivo sobre as temáticas trabalhadas nas sessões.

Deste modo surge a exposição dos trabalhos de Filosofia com Cinema para Crianças que pode ser visitada na Escola Básica 2/3 de Quarteira.

Por fim, um agradecimento especial a todos os alunos e alunas do 5ºano pela participação, empenho, criatividade e por tornarem esta iniciativa possível, e também aos docentes do 5º ano: Ivo Faleiro, Eunice Carvalho, Sílvia Queimado, Diana Silva, Daniela Maia e Rute Santos, pela colaboração e disponibilidade.

Texto: Cátia Cabrito.

5A  5 B  5 D
5F 5C 5E
 5D  5 C 5 A
      5B.jpg

 

Please publish modules in offcanvas position.