No dia 11 de novembro comemora-se o dia de São Martinho (Martinstag). Em Portugal essa celebração é sinónimo de castanhas e vinho, mas nos países de língua alemã esta tradição apresenta algumas diferenças.
Na Alemanha o dia de São Martinho é vivido de forma muito intensa. No passado acendiam-se fogueiras (Martinsfeuer) com o objetivo de simbolizar a luz que o santo levou aos pobres, atualmente são mais vulgares as procissões com lanternas (Martins-Umzüge), protagonizadas essencialmente por crianças que desfilam ao anoitecer pelas ruas, entoando cânticos de São Martinho (Martinslieder).
No que toca à gastronomia, o ganso e o porco assado (Gänse und Schweinebraten) são reis. Os pequenotes deliciam-se com guloseimas (Süβigkeiten) e bolos tradicionais de pão doce em forma de massa entrelaçada e de bonecos com cachimbo (Martinsbrezel/Weckmänner), enquanto os adultos degustam o vinho quente, característico do inverno (Glühwein).
Para entender mais sobre a celebração desta data na Alemanha, os alunos do clube de línguas e das turmas de alemão extracurricular, assistiram a vídeos que contam a lenda de São Martinho (Martinsgeschichte), ouviram a canção tradicional “Laterne, Laterne, Sonne, Mond und Sterne” e realizaram trabalhos alusivos à data, que podem ser vistos numa pequena exposição na EB 2,3 de São Pedro do Mar.
![]() |
|
![]() |
Prémio melhor aluno alemão e atribuição de bolsa de estudo
Projeto PEPA:
- Prémio de melhor aluno de Alemão
- Bolsa de Estudo para aluno de Alemão
Como já vem sendo habitual, todos os anos se atribui, no âmbito do projeto PEPA (Escolas-Piloto de Alemão), o prémio de melhor aluno a um aluno de 3º ciclo e de secundário, que no ano transacto se tenham distinguido na disciplina de Alemão. Não tendo havido nenhuma turma de secundário com Alemão no passado ano lectivo, foi apenas premiada a aluna Cristiana Gonçalves Parsotamo, que no ano letivo 2019-20 frequentou o 8º A.
A situação pandémica não nos permitiu realizar algumas actividades que implicavam deslocações e actividades presenciais. Mesmo assim, foi atribuída uma bolsa de estudo pelo Goethe Institut a um aluno de Alemão – Artur Araújo Ferreira. O curso de verão – Jugendsprachkamp - decorrerá de 12 a 23 de julho, em formato online e terá a duração de 40 horas.
Ambos os alunos integram no presente ano lectivo a turma do 9ºA.
Coordenadora de Alemão e do projeto PEPA
Lurdes Seidenstricker
Fotos dos alunos premiados:
Melhor aluno de Alemão no ano lectivo 2019-20 – Cristiana Parsotamo
Bolsa de estudo – Artur Ferreira
____________________________________________________________________________________________________________________________________
Na disciplina de alemão também se celebrou o “Valentinstag”. Os alunos elaboraram um cartaz com corações onde expressaram os seus
sentimentos, escrevendo pequenas frases ligadas à temática “Ich liebe...” (Eu amo... / Eu adoro...).
Esta atividade foi realizada no âmbito da disciplina de alemão e do Projeto de Escolas Piloto de Alemão (PEPA) e envolveu os alunos do 7.º A, do 8.ºA e dos 6.ºs anos de alemão extracurricular).