Durante o mês de maio, o projeto de Filosofia para crianças, leva pelas Escolas Básicas do Agrupamento uma exposição de trabalhos realizados pelos alunos do 3º ano, no âmbito dos temas: Quem Sou Eu? (identidade e mudança) e Igualdade de Género. A exposição itinerante pode ser visitada, desde o dia 10 de maio, na Escola Básica da Abelheira e, para a semana, irá viajar até à Escola Básica da Fonte Santa, terminando a sua viagem, na última semana do mês, na Escola Básica de Quarteira.
Poderão ser vistas atividades finais que tiveram por base diferentes obras e histórias infantis: o "Camaleão Confuso", de Eric Carle (tradução de Hélder Rocha), "A Formiga Horripilante", de Liz Pichon, "Espelho" de Suzy Lee e "O Livro dos Porquinhos" de Anthony Browne.
Com as atividades desenvolvidas e o tratamento destes e de outros temas, as professoras dinamizadoras do projeto de Filosofia para crianças, visam fortalecer, para além da paixão pela leitura, capacidades de análise, síntese e espírito crítico, potenciar a comunicação e as capacidades lógicas, argumentativas e criativas.
Os trabalhos realizados nas aulas têm sempre como ponto de partida a história infantil que suscita o diálogo promotor da autoconfiança e autoestima dos alunos. Assim como atitudes e comportamentos eticamente responsáveis e esclarecidos, tendo em conta o nível etário e a maturidade das crianças.
As dinamizadoras do projeto agradecem a participação e o empenho dos alunos e a infinita dedicação e colaboração dos colegas do 1º ciclo, nomeadamente os professores: Alexandra Marquilhas, José Faísco, Maria Catarina Rodrigues, Maria Genoveva Varela, Marta Melo e Patrocínia Fonseca, sem os quais nada podia ser feito. Não esquecendo quem, nas escolas, nos disponibilizam pacientemente os espaços e o seu tempo para a montagem da exposição. A todos, o nosso sincero, muito obrigado.
Redação: Maria Isabel Marçalo
Revisão: Cátia Cabrito
Edição fotográfica: Cátia Cabrito

No âmbito do Projeto Eco-Escolas, os Professores do Curso Profissional de Cozinha e Pastelaria, Margarida Rodrigues e Ricardo Bernardo, foram convidados juntamente com um grupo de seis alunos, a criar ementas equilibradas, saudáveis, sustentáveis e saborosas, tendo como base a Dieta Mediterrânica. Os critérios deste desafio eram rigorosos, entre eles, estas ementas deveriam ser exequíveis em matéria de preço final, da disponibilidade local, do valor nutricional e da confeção em cantinas escolares.
As escolas E.B. 2, 3 de Quarteira e a Escola Secundária Dr.ª Laura Ayres concorreram às Eco-Ementas, sendo selecionadas para a fase em que deveriam colocar em prática as suas ementas, ao vivo, perante um júri exigente. Os nossos alunos, venceram as provas regionais na Escola de Hotelaria e Turismo de Setúbal em março e classificaram-se para as finais.
A 28 de abril, decorreram as Provas Finais ao vivo na Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste – Caldas da Rainha, fazendo o nosso Agrupamento representar-se pelas duas escolas, mas desta vez a concurso no mesmo escalão – o Profissional (de maior dificuldade). A Escola Secundária Dr.ª Laura Ayres conquistou a 1.ª posição e a E.B. 2, 3 de Quarteira classificou-se na honrosa 3.ª posição, deixando para trás grandes equipas em prova, tais como a da Escola de Hotelaria e Turismo de Portimão; a da Escola Profissional Amar Terra Verde – Vila Verde; a da Escola Profissional de Odemira; a equipa da Escola Profissional de Desenvolvimento Rural de Abrantes; a da Escola Hotelaria e Turismo de Coimbra e a equipa da Escola Prof. Infante D. Henrique.
Parabéns às duas equipas de alunos que representaram as escolas do nosso Agrupamento bem como aos Professores que coordenaram e acompanharam todas as etapas destas atividades!
1. DGES
2. Pedido de Atribuição de Senha
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No dia 5 de maio celebrou-se o Dia Internacional da Língua Portuguesa, reconhecimento internacional que, decerto, nos deixará orgulhosos 🥰
Para assinalar esta data importante, os alunos do 11L (Técnico de Turismo) criaram cartazes de homenagem à língua de Camões para, depois, serem expostos no átrio da Biblioteca da ESLA.
Criatividade, música e boa disposição foram uma constante durante o momento de criação protagonizado pelos grupos de trabalho, o que tornou esta atividade um sucesso ainda maior.
Os alunos estão de parabéns, dado que se esmeraram e mergulharam de cabeça na proposta da professora.
Este dia foi proclamado pela 40.ª Conferência Geral da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), em novembro de 2019.
A língua portuguesa é a quarta mais falada no mundo como língua materna, a seguir ao mandarim, inglês e espanhol. É falada atualmente por mais de 260 milhões de pessoas nos cinco continentes, 3,7% da população mundial. Prevê-se que, em menos de 30 anos, possa alcançar cerca de 400 milhões de falantes.